Links Patrocinados

domingo, 16 de janeiro de 2011

SEPARADOS PELO CASAMENTO

Título em português: SEPARADOS PELO CASAMENTO
Título em inglês: The Break-up
Diretor: Peyton Reed
Principais atores epersonagens: Jennifer Aniston (Brooke) e Vince Vaughn (Gary)
Ano de lançamento: 2006

Brooke (Jennifer Aniston ) e Gary (Vince Vaughn) estão juntos há dois anos e moram no mesmo apartamento. A vida conjugal vai se tornando insuportável, fazendo com que eles terminem o relacionamento. Entretanto, nenhum deles aceita deixar o apartamento em que vivem, o que faz com que continuem morando juntos, porém adotam as mais variadas estratégias para atrair a atenção do outro.
PRINCIPAIS SITUAÇÕES INTERPESSOAIS
Os personagens principais (Brooke e Gary) apresentam dificuldade em expressar de forma adequada seus sentimentos positivos e negativos. Brooke não consegue solicitar mudança de comportamento a Gary e com isto sofre por ele não se comportar da forma como ela espera; por outro lado, ele não consegue demonstrar empatia. Essa falta de habilidades sociais do casal faz com que cada conversa se torne uma briga, com agressões verbais. Várias cenas exemplificam essas situações, tais como: os pais de Brooke e os de Gary são convidados para jantar no apartamento do casal, ela não consegue pedir ajuda no preparo do jantar de forma assertiva; nesta mesma cena, Gary não consegue demonstrar empatia por Brooke e senta-se no sofá para jogar videogame; Brooke combina encontros com outros homens que vão buscá-la no seu apartamento como uma forma de provocar ciúmes em Gary; ela o convida para ir a um show como uma forma de reconciliação, porém não expressa isto, e ele não aparece ao encontro, mesmo tendo aceitado inicialmente ao convite, demonstrando dificuldade em recusar pedidos. Apenas nas cenas finais do filme, quando ocorre a venda do apartamento do casal, os personagens reconhecem os comportamentos que contribuíram para o término do relacionamento e conseguem expor seus sentimentos positivos, demonstrando habilidade em pedir desculpas. Neste ponto do filme, o casal consegue resolver alguns conflitos interpessoais de forma assertiva, porém não reatam o relacionamento.
POR QUÊ ASSISTIR?
Apresenta uma resolução madura do conflito conjugal, com a separação do casal. Quando os personagens conseguem discriminar seus próprios comportamentos como responsáveis pela separação é possível perceber um incremento no seu repertório de habilidades sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário