Links Patrocinados

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Wikileaks

Primeiro livro sobre a vida de Assange sai em Fevereiro

A versão portuguesa do primeiro livro sobre o percurso do fundador do Wikileaks, desde os tempos de pirata informático ao estatuto de herói da liberdade de informação, será publicada no final de fevereiro.

O livro, intitulado “Wikileaks: Inside Julian Assange’s War on Secrecy”, escrito pelos jornalistas David Leigh e Luke Harding, do diário britânico The Guardian, é a primeira biografia de Julian Assange e foi hoje lançado no Reino Unido.

A tradução portuguesa, segundo fonte oficial da editora Gradiva, está na fase final de produção, não havendo ainda uma data certa para a publicação, embora esteja prevista para dentro de algumas semanas.

Motivo de admiração e ódio, Julian Assange tornou-se recentemente o centro de controvérsia e discussão sobre o direito da liberdade de informação por causa da divulgação de documentos secretos norte americanos.

Excertos do livro publicados hoje contam como o australiano chegou a vestir-se de mulher para despistar eventuais perseguidores dias antes de iniciar a publicação de uma série de telegramas diplomáticos norte-americanos, em novembro de 2010.

O "Guardian" revela algumas passagens do livro "WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy," escrito pelos jornalistas do jornal David Leigh and Luke Harding, que revelam ainda que Assange só conheceu o pai ao 27 anos.

Foi em Novembro de 2010 que o site WikiLeaks começou a revelar 250 mil documentos diplomáticos norte-americanos. Foi nessa época que Julian Assange, segundo o livro, se convenceu de que estava a ser perseguido por agente da CIA, ainda que não houvesse sinais óbvios de que isso estivesse de facto a acontecer.

"Não imaginam como era ridículo. Ele andou vestido de mulher mais de duas horas", afirmou James Ball, colaborador do WikiLeaks, aos autores do livro, citado pela AFP.

O livro revela ainda detalhes acerca da sua vida familiar. "O pai de Julian Asssange esteve ausente durante a maior parte do tempo", diz. Os pais apaixonaram-se em 1970, em Sydney, durante uma manifestação contra a guerra do Vietname. Quando a relação treminou deixou de haver contacto entre pai e filho. "Mais tarde conheceram-se e Assange percebeu que herdara o intelecto lógico e desapaixonado do pai", diz o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário