Reflexão: Eu prefiro a crítica…
Qual o efeito que o elogio e a crítica causa em você?
Dois conceitos tão opostos e tão próximos!.
O elogio motiva, incentiva, alegra, massaja o ego, nos faz pensar que estamos no caminho certo, pois se somos elogiados é por que agradamos e o sentimento de aceitação é o ponto alto de um trabalho bem feito.
A crítica pode doer, em alguns pode mexer com a auto-estima, leva a um questionamento interno, causa desconforto durante umas 24 horas…enfim, é exatamente o oposto do elogio em todos os seus efeitos.
Quando fazem crítica ao nosso trabalho, se aceitamos, temos como resultado consumir tempo e empenho para aperfeiçoar, vencer a dificuldade da resistência à mudança… nos superar.
Portanto, se encararmos as críticas como um ensinamento, podemos desenvolver a gestão emocional, que é o desconforto contínuo, que conduz à vontade de melhorar sempre, de se empenhar mais e fazer o trabalho cada vez melhor.
Em consequência, receberemos mais elogios, é quase um círculo vicioso…
Os ensinamentos colhidos na vida, eles podem ser vividos, escutados, vistos, lidos e etc. E nós OSIT temos muitas ferramentas disponíveis para colher ensinamentos…. E nessa colheita, vamos aprender que o ideal é sermos nós próprios os nossos críticos. Até alcançarmos esse ideal, são as críticas dos outros, sejam os nossos superiores, pares e colaboradores, que nos serão úteis ao crescimento profissional.
Para se conquistar grandes objetivos precisamos passar por grandes obstáculos… então para fazermos melhor temos que encarar a crítica como um obstáculo a vencer.
Então vencer significa crescermos na adversidade, nos superarmos e nos prepararmos para novos desafios… veja que esse nosso crescimento leva a alterar o significado de obstáculo para desafio!!!
"Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me adulam, porque me estragam." Aurélio Agostinho
Por tudo isso, é que eu prefiro a crítica…Abraceijos, Angela
Sem comentários:
Enviar um comentário