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sexta-feira, 24 de maio de 2013

Livro reúne histórias extraordinárias de empreendedores

Saiu na Revista Exame. Vale a pena dar uma vista de olhos.

O jornalista americano John A. Byrne perguntou a 25 empreendedores bem-sucedidos como eles construíram seus negócios para saber o que eles têm em comum. A resposta está no livro Empreendedores Extraordinários.
São Paulo - Por muitos anos, fez parte da rotina de trabalho do jornalista americano John A. Byrne, ex-editor das revistas Forbes e BusinessWeek, escrever sobre a trajetória de empreendedores como Steve Jobs, da Apple, Bill Gates da Microsoft, e Jeff Bezos, fundador da Amazon.
Em 2009, depois de uma conversa com Howard Schultz, dono da rede de cafeterias Starbucks, Byrne achou que já era hora de abrir sua própria empresa — e criou a C-Change Media, especializada em conteúdo online. Byrne decidiu transformar a experiência reveladora do bate-papo com Schultz em um livro que tem como objetivo inspirar outros empreendedores.
As conversas com Schultz e outros 24 entrevistados estão em Empreendedores Extraordinários, lançado no Brasil no início do ano.
 Nele, Byrne se propõe a mostrar como esses empreendedores construíram seus negócios e o que têm em comum. Na maioria das histórias, o sucesso veio da capacidade de inovar — algumas vezes a ponto de criar mercados que nem sequer existiam. É o caso de Larry Page e Sergey Brin, do google, que mostraram como ganhar dinheiro com a internet.
Muitos dos empreendedores ouvidos por Byrne contam que seguiram filosofias próprias de gestão — como o fundador do LinkedIn, Reid Hof­fman. Ele credita boa parte do crescimento da empresa à sua política de recursos humanos.
Para estimular a criatividade de seus funcionários e a capacidade deles de resolver problemas com rapidez, Hoffman preferiu criar equipes pequenas, o que, no caso do LinkedIn, torna o processo decisório mais simples. Além disso, elas  são formadas por uma mistura de profissionais altamente especializados com outros de perfil bem generalista.
Os grupos, liderados por um gestor, têm autonomia para tomar algumas decisões, principalmente as de caráter técnico e de melhorias do site. “Ter pessoas capazes de fazer várias coisas diferentes é decisivo em empresas que estão começando”, diz Hoffman no livro.

 

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