Links Patrocinados

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Semana do Emprego

1. Entidade Promotora

ASAS – Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso.

2. Organização

ASAS – Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso

AMS – Associação Metropolitana de Serviços

3. Contexto da Acção

A qualificação dos recursos humanos é crucial para que a economia e a sociedade portuguesas assegurem um crescimento sustentado num futuro próximo. Neste sentido, afigura-se necessário alertar para os desafios que se colocam num cenário de desejado crescimento, evidenciando a importância inerente à avaliação das necessidades futuras do mercado de trabalho.

As entidades formadoras desempenham neste âmbito um importante papel, na medida em que deverão desenvolver um trabalho que acompanhe a crescente exigência subjacente aos perfis profissionais (considerando também, a este nível, os perfis emergentes decorrentes das transformações verificadas no contexto da desenvolvimento da economia local), mediante a criação e consolidação de relações de parceria com as entidades empregadoras.

Ao nível destas ultimas, importa destacar a mais valia da qualificação ao nível do emprego e o seu impacto, não apenas em termos de produtividade, mas também ao nível das remunerações, das carreiras e, no seu espectro mais amplo, no próprio desenvolvimento das comunidades.

No que respeita à mão de obra disponível, é importante contribuir para a (re)orientação dos projectos profissionais, os quais, pela própria exigência subjacente ao esforço de escolarização e qualificação que se assume como necessário à sua concretização, implicam uma gestão cuidada das relações familiares e sociais, no sentido de suportar os diferentes percursos de inserção.

Por último, ao pressupor-se que, a um maior nível de oportunidades poderá corresponder mais qualificação, maior competitividade e, a um nível mais amplo, maior inclusão, importa realçar a inexistência de um condicionalismo inevitável nesta sequência de efeitos. De facto, para que um maior nível oportunidades corresponda, em última instância, uma maior inclusão, é fundamental assegurar a participação de todos os stakeholders que concorrem para este desiderato: entidades empregadoras e formadoras, escolas e organizações da sociedade civil, autarquias e demais entidades públicas, assim como aqueles que hoje se encontram em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho e que se deseja que integram os activos de um futuro próximo.

4. Objectivos da Acção

- Divulgar a oferta de emprego e de formação disponível;

- Sensibilizar, informar e apoiar os indivíduos em situação de desfavorecimento no seu processo de integração no mercado de trabalho;

- Evidenciar a importância da qualificação para uma integração no mercado de trabalho potencialmente mais inclusiva;

- Sensibilizar e informar para o empreendedorismo;

- Contribuir para a formulação de representações positivas sobre perfis profissionais qualificados;

- Promover o trabalho em rede ao nível da promoção da empregabilidade de indivíduos em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho.

5. Publicos-Alvo

Os públicos-alvo desta actividade são:

- Os Beneficiários de RSI e desempregados;

- Os Técnicos de entidades públicas e privadas a desenvolver actividade na área da educação, formação e emprego;

- As entidades empregadoras, entidades formadoras e entidades sociais.

6. Data de Realização do Evento

O evento será realizado nos dias 24 a 28 de Novembro de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário