Links Patrocinados

sábado, 23 de maio de 2009

Aparelho psíquico e o beijo

A proximidade dos lábios e o toque das línguas surtem efeitos psicológicos e físicos. No cérebro acontecem alterações podem ser observadas e até quantificadas, por exemplo conduz estímulos nas regiões ligadas ao prazer e recompensa, desencadeando verdadeiras tempestades neurais e processos bioquímicos que possibilitam a transmissão de informações táteis, olfativas - e muitas outras das quais sequer nos damos conta conscientemente. Uma das alterações cerebrais interessante acontece na capacidade de pensar racionalmente que fica momentaneamente arrefecida, tornando a inibição mais tênue, suspendendo o juízo de valor em fração de minutos. É um perigo para quem tem o ID em evidência e já tem a tendência de pensar pouco antes de agir...risos.

E o que é ID? O nosso aparelho psíquico é formado de ID, EGO e SUPEREGO segundo o nosso amigo Freud. Só para lembrar:

ID = É como uma criança, é o reservatório dos instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes e regido pelo princípio do prazer, que exige satisfação imediata, por este motivo concentra a energia psíquica, onde se "localizam" as pulsões, que são impulsos energéticos. É um movimento dinâmico a partir do Inconsciente que conduz o organismo para a ação, para determinados afetos, mentalizações e comportamentos., na procura da solução para a tensão orgânica ou psíquica.

EGO = Ui, ele tem a árdua função de comprovar a realidade e a consequente aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam. Tem o papel equilibrante entre a necessidade de satisfação do id sem violar as exigências do superego.

SUPEREGO = É o repressor, através do código de valores adquiridos pela educação familiar e escolar, sociedade e a cultura do país, e por isto é o crítico que está sempre a censurar o coitadinho do id, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos. Apresenta-se sob forma da moral, com um conjunto de interdições e deveres, geralmente a procura do "eu ideal" imaginário, isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa.

Um beijo na boca com emoção, continuado, em especial envolvendo a lingua (depois eu explico melhor), rompe as barreiras do superego que desiste de ser o guardião das normas e proibições que aprendemos e adotamos e rende-se aos efeitos do delicioso beijo. E, temporariamente permite que a energia dos instintos e dos desejos em busca da realização desse princípio do prazer vença e liberte a tão desejada libido.

Já orientei casais em que o aparelho psíquico da mulher estava em desequilíbrio, levando o superego a ser tão forte, mas tão forte que era resistente ao beijo e foi necessário introduzir outras estratégias, como por exemplo, massagem corporal, aromoterapia e muita sutileza do homem no avançar gradativo das carícias.

Há alguns homens com superego muito forte que preferem iniciar o romper da barreira através de uns copitos de vinho.

Essas estratégias são momentâneas, o ideal é realizar um trabalho terapêutico para identificar de onde vem toda essa força poderosa que reprime e acorrenta a expressão de algo tão maravilhoso e que é um direito de todos…homens, mulheres, heterossexuais, homossexuais ou bissexuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário