Links Patrocinados

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Favores em cadeia ou A corrente do bem

Todos os pais deviam assistir este filme junto com os filhos.

É uma história aparentemente vulgar de pessoas aparentemente vulgares que se tornam extraordinárias devido à fé simples de uma criança. Na tradição do romance e filme de sucesso «Forest Gump»,

É uma obra de encanto, espírito e de esperança para o amanhã e para muitos amanhãs futuros.

É um romance inesquecível que nos faz pensar que, se calhar não é assim tão difícil mudar o mundo. Bastam, por vezes, pequenos gestos que podem resultar em grandes alterações. Professor de Estudos Sociais, Reuben St. Clair, decide um dia propor aos seus alunos, em troca de créditos extra, que tentem encontrar uma ideia para alterar o mundo e pô-la em prática. Trevor, um aluno de doze anos, tem então uma ideia que, à partida parece bastante inocente e infrutífera. Ele decide ajudar três pessoas sem lhes pedir nada em troca a não ser que cada uma delas faça o mesmo a outras três e assim sucessivamente. E, para surpresa de todos, aquilo que no início parecia uma simples utopia de criança transforma-se, em pouco tempo, numa gigantesca onda de solidariedade que percorre toda a América.

Ele crê ser possível mudar o mundo a partir da acção voluntária de cada um. A direcção é de Miini Leder (Impacto Profundo e O Pacificador).

O professor de Estudos Sociais Eugene Simonet (Kevin Spacey, vencedor do Óscar de Melhor Actor por Beleza Americana) não espera que a turma da 7.ª série deste ano seja diferente das anteriores. Por isso, ele sugere o mesmo trabalho de sempre no primeiro dia de aula, sem maiores expectativas quanto aos resultados: os alunos têm de pensar num jeito de mudar nosso mundo e colocar isso em prática.

Aos 11 anos, ele mora num bairro de classe operária de Las Vegas com a mãe, Arlene (Helen Hunt), que trabalha à noite como garçonete numa boate de strip tease, de dia, num casino e tem pouco tempo para ele O pai (o músico Jon Bon Jovi), então, raramente aparece.

A paixão do professor Eugene inspira Trevor, que cria a corrente do bem ou favores em cadeia. A ideia é baseada em três premissas: fazer por alguém algo que este não pode fazer por si mesmo; fazer isso para três pessoas; e cada pessoa ajudada fazer isso por outras três. Assim, a corrente cresceria em progressão geométrica: de três para nove, daí para 27 e assim sucessivamente.

Eugene, que se transformou numa pessoa de defesas cerradas contra o mundo, vê no introspectivo Trevor uma reedição do seu idealismo de outrora. Os primeiros alvos do garoto são sua mãe e seu professor. Na busca por um pai e um lar estável, ele tenta unir os dois forçando um relacionamento.

Quando Arlene percebe a força do plano do seu filho, ela procura o professor para que este a ajude a compreender Trevor. Eugene, por seu lado, começa a se permitir ser mais aberto também em relação ao garoto, que quer compreender melhor, ainda sem se dar conta dos sentimentos que nutre pela mãe dele.

Enquanto isso, o garoto vai em frente com seu plano e as consequências começam a aparecer. Ele dá a um jovem sem-tecto (Jim Caviezel) um lugar para dormir e para tomar um banho. Isso emociona uma sem-tecto mais velha, Grace (Angie Dickinson) e acaba chegando até um jovem repórter (Jay Mohr), que tenta perseguir aquilo que acredita ser uma grande história.

Sem que Trevor saiba, a concepção da corrente do bem ou favores em cadeia iniciada em Las Vegas está se espalhando pelos Estados Unidos.

Título Original: Pay It Forward Origem/Ano: EUA/2000 - 122 min

Direção: Mimi Leder

Kevin Spacey...
Helen Hunt...
Haley J.Osment...
Angie Dickinson...
James Caviezel...
Jay Mohr...
Jon Bon Jovi...
David Ramsey...
Gary Werntz...
Shawn Pyfrom...
Rusty Meyers...
Marc Donato...
Jeanetta Arnette...
Bob McCracken...
Eugene Osment...
Frank Whiteman...

transp.gif (45 bytes)Eugene Simonet
transp.gif (45 bytes)Arlene McKinney
transp.gif (45 bytes)Trevor McKinney
transp.gif (45 bytes)Grace
transp.gif (45 bytes)Jerry
transp.gif (45 bytes)Chris Chandler
transp.gif (45 bytes)Ricki
transp.gif (45 bytes)Sidney
transp.gif (45 bytes)Thorsen
transp.gif (45 bytes)Shawn
transp.gif (45 bytes)Newsstand Guy
transp.gif (45 bytes)Adam
transp.gif (45 bytes)...
transp.gif (45 bytes)Child Molester
transp.gif (45 bytes)Cop Giving Directions
transp.gif (45 bytes)Doctor

Sem comentários:

Enviar um comentário