Links Patrocinados

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Previsão de frio abaixo de zero

Segundo o Instituto de Meteorologia hoje as temperaturas vão descer de forma acentuada nos distritos de Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco, onde os termómetros poderão chegar aos seis graus negativos.

Previna-se do frio intenso

O Instituto de Meteorologia (IM) emitiu hoje um alerta de frio para quinta-feira (dia 23) na maioria do território nacional, prevendo chuva e neve no Sul, devido à passagem de um sistema frontal.

O IM prevê queda de neve acima dos 900 metros pelo menos nos distritos de Portalegre e Faro, dois de doze distritos colocados em alerta amarelo (o segundo menos grave).

Apenas Viana do Castelo, Bragança, Coimbra, Lisboa e Setúbal não estão abrangidos pelo alerta amarelo de frio.

Fonte do IM contactada pela Agência Lusa afirmou que a massa de ar frio que se encontra sobre o continente vai conjugar-se com um sistema frontal e depressão que passarão pelo Sul do país, mas não deverão verificar-se quedas de neve anómalas, como no princípio do mês.

As temperaturas e condições meteorológicas actuais são consideradas normais para o Inverno.

Na previsão do IM para quinta-feira, as temperaturas mais baixas deverão registar-se em Braga, Bragança e Guarda, com mínimas de três graus negativos.

Castelo Branco e Santarém e Beja terão mínimas de um grau negativo, zero graus de mínima no Porto e Coimbra, cinco graus em Lisboa e oito em Faro.

A passagem da depressão pelo Sul será rápida, mas a partir de dia 24 outra depressão deverá passar pelo Norte e Centro do país.

Fonte: Lusa

Segundo informação disponibilizada no Portal da Saúde


Quais são os grupos de risco?

As pessoas idosas constituem um grupo especialmente vulnerável, quando apresentam deficiência do sistema termoregulador ou quando ficam sujeitas a uma agressão térmica muito intensa.

As pessoas idosas sofrem de diminuição da percepção do frio, menor capacidade de resposta cardiovascular e diminuição da massa muscular.

Pessoas com doenças crónicas, em especial doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes, doenças da tiroideia, perturbações da memória, problemas de saúde mental, alcoolismo ou demência;

Pessoas que tomam certos medicamentos, como psicotrópicos ou anti-inflamatórios;

Pessoas com redução da mobilidade;

Pessoas com dificuldades na realização das actividades da vida diária;

Pessoas mais isoladas;

Pessoas em situação de exclusão social.

Não se esqueça de que:

O arrefecimento e o enregelamento podem ser responsáveis por lesões corporais graves ou muito graves, podendo vir a ser mortais;

Áreas fechadas, com lareiras e braseiras, constituem risco acrescido de incêndios e intoxicações pelo monóxido de carbono;

Em caso de mal-estar atribuível ao frio, deve consultar o médico.


Recomendações para vagas de frio intenso:

Utilizar roupa quente suplementar;

Cobrir a cabeça, utilizando chapéu ou gorro, proteger as mãos com luvas e utilizar calçado adequado para evitar perdas de calor;

Manter-se activo, fazendo pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para activar a circulação sanguínea;

Beber bebidas quentes e comer refeições quentes;

Tentar manter uma temperatura ambiente entre 20ºC e 21ºC;

Vedar bem as portas e janelas;

Manter-se atento aos avisos e recomendações das autoridades.

Para mais informações:

Contacte a Linha Saúde Pública 808 211 311

Sem comentários:

Enviar um comentário