Links Patrocinados

domingo, 19 de fevereiro de 2006

A Psicologia das Emoções

UFP apresenta conferência “A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano”

O Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, vai proferir, a conferência “A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano”, inserida no Plano Anual de Actividades (PAA) do FEELab/UFP, decorrerá no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto, no dia 20 de Março de 2006, pelas 17,00 horas. O evento estará aberto aos alunos, docentes, profissionais e público em geral.
O Prof.
Doutor Freitas-Magalhães falará sobre as linhas de investigação, únicas e inéditas, desenvolvidas no FEELab/UFP, bem como das técnicas utilizadas na identificação topográfica das emoções faciais, particularmente do Facial Action Coding System (FACS).
O último trabalho desenvolvido no FEELab/UFP prende-se com a percepção psicológica de delinquentes (Dezembro de 2005), concluindo que os delinquentes que sorriem são percepcionados mais favoravelmente e menos responsáveis pelos delitos cometidos do que os que apresentam a face neutra, particularmente pelas mulheres.
O inédito estudo científico – “Expressão facial: o efeito do sorriso na percepção psicológica de delinquentes” –, realizado com 420 portugueses de idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos. De acordo com o estudo, as mulheres percepcionam mais favoravelmente e consideram menos responsáveis aquelas pessoas do que os homens indistintamente da idade e do género.
O delinquente do género feminino e masculino é percepcionado mais favoravelmente e menos responsável pelas mulheres, enquanto que os homens só estabelecem essa distinção em relação ao género feminino. Ainda segundo o estudo, o efeito de idade verifica-se nos homens entre os 18 e os 50 anos, para os quais não se constatam diferenças significativas na percepção da expressão facial dos delinquentes. Por outro lado, quanto mais grave for o delito praticado menos efeito é atribuído ao sorriso quer em mulheres quer em homens, sendo certo que os resultados mostram uma significativa redução desse efeito mais nos homens.
Foi utilizada a Escala de Percepção do Sorriso (SPS) (Freitas-Magalhães, 2003), constituída por 19 itens bipolares e que mede os factores Avaliação e Movimento Expressivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário