Links Patrocinados

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Competição... o que é saudável?

Tudo na vida tem o lado bom e o lado mau. A competição entre alunos ou colegas de trabalho é considerada benéfica desde que o EGO não entre em cena. Podemos incentivar a competitividade saudável, porém, sempre com muiiita atenção e foco no equilíbrio. Um ambiente carregado de conflitos provocados por disputas pessoais pode acabar prejudicando o desenvolvimento do trabalho em grupo e impedindo a produtividade, seja de profissionais ou de alunos e, também familiar...há muita competitividade entre irmãos que é uma disputa de EGO.

A competição benéfica acontece a nível técnico ou estrutural. As metas de cada funcionário, a princípio, devem fortalecer a troca de informações. Metas individuais, colectivas e as metas cruzadas, que são como metas individuais, mas exigem que um funcionário ou aluno precise da colaboração do outro no desempenho dessa meta. Isso estimula o trabalho em equipa e gera uma troca de conhecimentos.

Toda vez que o EGO estiver em jogo, a competição não é saudável. Quando a preocupação for com o resultado, com o fazer o seu melhor, a competição será saudável. Devemos evitar a "batalha de egos".

As competições motivadas pela necessidade de satisfazer desejos pessoais do profissional não propiciam espaço para uma competição saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário